Título: Diretor da ANTT anuncia que vai disputar governo do Ceará
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2006, Nacional, p. A4

Petista diz que Planalto está estimulando lançamento de candidaturas próprias a cargos majoritários

As mudanças nos principais escalões do governo federal por conta das eleições podem atingir também funções estratégicas nas agências reguladoras. O petista José Airton Cirilo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), anunciou ontem em seu site sua pré-candidatura ao governo do Ceará.

Cirilo foi candidato do PT na eleição de 2004, quando perdeu no segundo turno para o tucano Lúcio Alcântara por pouco mais de 3 mil votos. Com sua indicação à ANTT bancada pelo governo federal, poderá deixar o posto caso sua candidatura seja aprovada pelo Diretório Regional do PT.

Na quarta-feira, Cirilo se reuniu no Palácio do Planalto com o ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, para anunciar a disposição de concorrer. Segundo Cirilo, o governo está estimulando os diretórios regionais a lançarem o maior número de candidaturas próprias aos cargos majoritários, como governo e Senado.

No mesmo encontro, Wagner recebeu o presidente do Banco Popular do Brasil, Geraldo Magela, que também poderá deixar a função caso sua pré-candidatura ao governo do Distrito Federal seja aceita pelo PT regional. Magela também disputou as eleições de 2004, perdendo para o peemedebista Joaquim Roriz. O próprio Wagner deve deixar o ministério para disputar o governo da Bahia.

No caso de Cirilo, a definição pela sua candidatura ainda depende de negociações políticas no Ceará. Setores do PT local estudam a possibilidade de o partido apoiar a candidatura do prefeito de Sobral, Cid Gomes (PSB), irmão do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Se o acordo evoluir, o PT indicaria o candidato a vice na chapa de Cid.

Apesar de essa negociação ter o apoio do Planalto, o comando do PT e a cúpula do governo não pretendem intervir na situação por temer a repetição do problema ocorrido com a eleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Em 2004, Luizianne decidiu disputar a prefeitura da capital pelo PT, apesar da oposição do comando nacional do PT, que defendia que o partido não lançasse candidato para apoiar o deputado Inácio Arruda (PC do B-CE). Luizianne bancou a própria campanha, sem apoio do PT nacional, e ganhou a disputa.