Título: Lula vai acelerar ampliação do Aeroporto de Viracopos
Autor: Silvana Guaiume
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2006, Metrópole, p. C5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai divulgar, no dia 22, um pacote de medidas para acelerar o cronograma da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. O transporte aéreo de passageiros em São Paulo está perto da saturação e a Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária (Infraero) aposta que o terminal de Campinas é a melhor opção para resolver o problema por um prazo longo, de pelo menos 50 anos. O investimento necessário para isso é estimado em R$ 3 bilhões em 20 anos.

A medida mais esperada deverá ser o anúncio de desapropriação do terreno que abrigará a segunda pista do terminal.

Lula também deverá anunciar a publicação do decreto que torna Viracopos aeroporto-indústria, para abrigar empresas de exportação. E confirmar investimentos em bairros próximos do aeroporto, onde vivem 4.500 famílias, que originalmente seriam removidas para permitir a construção da segunda pista.

A Infraero avalia que há espaço para a expansão sem mexer nos imóveis desses moradores e sem prejuízo ao projeto original. Segundo cálculos da empresa, a transferência das 4.500 famílias custaria R$ 360 milhões. Na nova área definida para a ampliação, na zona rural, onde vivem apenas dez famílias, o custo da desapropriação cairá para R$ 90 milhões.

O anúncio da permanência dos moradores e de investimentos de R$ 100 milhões em urbanização nos bairros deveria ser feito em conjunto pela Infraero e pelo município, mas o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o antecipou, no início do mês. A Infraero admitiu que é preciso agir rápido para evitar especulação imobiliária e invasões, como ocorreu com a outra área, que também quase não tinha moradores quando foi declarada de utilidade pública, nos anos 70. A ampliação de Viracopos é vista como a melhor opção contra a saturação dos aeroportos.

As obras previstas para o Aeroporto Internacional Franco Montoro, em Guarulhos, adiarão o problema por, no máximo, dez anos, calcula a Infraero.

Viracopos pode receber até 2 milhões de passageiros por ano, mas operou em 2005 com 752 mil. Cumbica tem hoje capacidade para 17 milhões de passageiros por ano e recebe cerca de 14 milhões. As obras do terceiro terminal de passageiros, em processo de licitação, e da terceira pista ampliarão a capacidade do terminal para 29 milhões de passageiros por ano. Os dois projetos, orçados em R$ 1 bilhão, esbarram na necessidade de remover 5 mil famílias.

Congonhas, na zona sul da capital, opera além da capacidade. Comporta 12 milhões de passageiros, mas atende 16 milhões por ano.