Título: Presidente participa de ritual contra urucubaca
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2006, Nacional, p. A12

No Benin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "fechou o corpo de espíritos" invocados pelo ritual vodu, com a disposição de quem pretende se livrar da "urucubaca" que alegou assolar o seu governo. Em visita à Porta do Não Retorno, onde os escravos eram alojados e embarcados ao Brasil, Lula foi recebido por autoridades locais, um grupo de canto e dança tribais e também por "espíritos", pessoas cobertas por palha colorida que rodopiavam para o presidente em sinal de concessão de bênçãos e proteção.

Ao ser avisado de que as entidades poderiam "fechar o corpo e acabar com a urucubaca", Lula entusiasmou-se: "Vamos ver." Bem-humorado, perguntou se poderia ver o que havia embaixo da palha. Ao final da visita, constatou a proteção recebida. "Até vocês estão mais leves", afirmou aos jornalistas.

Depois, o presidente visitou o herdeiro do mercador de escravos brasileiro Francisco Félix de Souza que tornou-se, em 1818, vice-rei do Daomé (antigo Benin) e recebeu o título hereditário de chachá. Ali, foi recebido com uma grande festa na casa de Honoré Feliciano de Sousa, o Chachá 8º, empresário que ainda é reverenciado como vice-rei e líder dos brasileiros descendentes de escravos. Chachá 8º havia informado que convocaria outros espíritos do vodu para proteger a visita presidencial. Esperou Lula com as seis mulheres e alguns dos 23 filhos. Em seu discurso, Lula prometeu abrir uma embaixada do Brasil no Benin.