Título: Escolha não depende mais só de Costa. E o ministro se cala
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2006, Economia & Negócios, p. B9

A ampliação do debate sobre a escolha do padrão de TV digital criou um constrangimento ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, que coordenava sozinho o processo de análise no governo. O governo acrescentou outros interlocutores ao debate ao perceber que a escolha não poderia ser tratada só como questão de decisão política e tecnológica, fechando-se os olhos para pontos importantes como a possibilidade de expansão comercial do Brasil no setor.

Essa percepção ganhou força quando Costa mostrou clara preferência pelo modelo japonês, o que foi contido com a criação do comitê de ministros, com a participação de Costa, Dilma, Antonio Palocci (Fazenda) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento). O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, patrocinou um amplo debate no plenário para que os setores envolvidos na definição do padrão digital pudessem se manifestar.

Hélio Costa começou a mostrar insatisfação na primeira reunião do comitê, semana passada, com a comissária européia para a Sociedade da Informação e Mídia, Viviane Reding, interlocutora do padrão europeu. Costa, dizem fontes, mostrou-se irritado com os dados apresentados pela comissária. No encontro com empresas de telefonia fixa, segundo relatos, Costa teria questionado com rispidez o interesse pela TV Digital: "Que diferença faz para vocês, vocês são fixos". No mesmo dia, o ministro disse que o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab, era "desagradável" e "mal-educado" por ter criticado a condução do processo de escolha da TV digital.

Desde quarta-feira, porém, o ministro está silencioso. Falou pouco nas reuniões do comitê, cancelou duas entrevistas e a participação em um seminário. Na quinta-feira, manteve um tom "disciplinado" na reunião com os representantes das empresas de telefonia celular. "Foi a ministra Dilma quem deu o ritmo na reunião", relatou um participante. Ontem, Costa desmarcou entrevista coletiva por "excesso de agenda", segundo sua assessoria de imprensa.