Título: Embraer faz novo acordo nos EUA
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2006, Economia & Negócios, p. B17

Primeira companhia americana a voar com os jatos Embraer 170, a US Airways anunciou ontem a alteração de um pedido de 57 jatos do modelo de 70 lugares para igual número do Embraer 190, com capacidade para até 100 passageiros.

A preço de tabela, isso significa um acréscimo de US$ 315 milhões no contrato, que sobe para US$ 1,881 bilhão. Dos 57 jatos, 25 começam a ser entregues a partir de novembro deste ano. Os outros 32 representam pedidos firmes, mas dependem ainda de uma confirmação da empresa para começarem a ser efetivamente produzidos. Os 57 aviões fazem parte de uma encomenda de 85 unidades feita em maio de 2003 e que começaram a ser entregues em março de 2004.

No entanto, depois de receber os primeiros 28 aviões, a US Airways entrou - pela segunda vez - com pedido de recuperação judicial e solicitou o adiamento do cronograma de entregas.

O contrato assinado pela US Airways com a Embraer em 2003 contemplava ainda 50 opções de compra do Embraer 170. Essas opções, que significam uma intenção de compra, foram alteradas agora para aviões da família 170/175/190/195. Ou seja, quando vier a confirmar esses pedidos no futuro, a empresa decidirá por qualquer um dos modelos de jatos regionais.

APROVAÇÃO

Pelas regras do Capítulo 11, a lei de falências dos EUA, o novo contrato ainda precisa ser aprovado pelo tribunal de falências. 'Estamos entusiasma dos por trazer o conforto superior e a avançada eficiência dos Embraer 190 para nossa frota, e estamos particularmente satisfeitos por ter estes aviões tripulados por pilotos e comissários da própria US Airways, e não de empresas contratadas', afirmou Doug Parker, presidente do conselho de administração da US Airways, em comunicado divulgado pela fabricante brasileira.

'Estamos honrados pela renovada confiança da US Airways e pela oportunidade de expandir a nossa parceria', completou Frederico Fleury Curado, vicepresidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial da Embraer.

Equipadas com motores da General Electric, os novos aviões serão configuradas com 11 assentos na primeira classe e 88 na classe econômica. A US Airways foi uma das três primeiras clientes do modelo 170 no mundo, ao lado da polonesa LOT e da italiana Alitalia Express.