Título: 'Foi preciso coragem'
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/02/2006, Economia & Negócios, p. B4,5

Entrevista José Sarney, senador e ex-presidente da República

Duas décadas depois do plano econômico que por um período o levou a atingir picos de popularidade, José Sarney - o vice que assumiu o governo herdado de Tancredo Neves - admite que sua situação era frágil quando tomou posse. Ele avalia que o sucesso inicial do Cruzado serviu para legitimá-lo no cargo. "Foi preciso ter coragem, pois sabia que minha cabeça seria levada à guilhotina se houvesse um insucesso", conta ele nesta entrevista.

Como surgiu a idéia do Cruzado?

Quando assumi, desejei que tivéssemos um plano contra a inflação. Eu pensava na minha legitimação e tinha plena consciência de que, sem razoável estabilidade na economia, não teríamos condições de fazer a transição democrática.

Seu governo estava sob pressão?

A inflação era de 9% ao mês. Mas a tendência era de subida, principalmente porque estávamos em efervescência social. Enfrentamos 12 mil greves. Havia um plano em que se tentava aprisionar o governo pelas reivindicações. E o governo tinha de se libertar.

Havia pesquisas nessa direção?

Não havia pesquisa sobre a popularidade do governo. A questão é que eu era o vice-presidente vindo de um Estado pequeno como o Maranhão, sem ter participado de todos os planos de campanha e de governo, e sem um ministério que fosse meu.

Então o Cruzado veio para dar sustentação política ao presidente?

O Cruzado insere-se também nesse contexto. Eu tinha que demonstrar ao País que o presidente era legítimo. O Cruzado foi um tratamento de choque que se tornou a coisa mais importante na tentativa de mudança da economia brasileira.

O sr. se tornou muito popular e houve até os fiscais do Sarney.

O Cruzado foi um plano extremamente popular do qual a sociedade brasileira se percebeu participante. Houve o engajamento de toda a sociedade e o exercício da cidadania que não existia até aquele tempo. Não foi popularidade minha, não. Foi apoio ao plano.