Título: No Brasil dos sem e-mail, o serviço cresce a cada ano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/02/2006, Internacional, p. A12

No ano passado, foram enviados 11,8 milhões de telegramas no Brasil, segundo os Correios. Um aumento de 10% sobre o ano anterior. No Brasil, onde somente 24% da população usa a internet, o serviço continua a crescer. Nos Estados Unidos, onde só não acessa a rede mundial quem não quer, o correio eletrônico acabou matando o telégrafo. "O telegrama foi a internet da época", afirmou Marcos César Alves Silva, chefe do Departamento de Produtos de Comunicação dos Correios. "Era a maneira mais rápida e eficaz de se comunicar."

O telégrafo chegou ao Brasil em 1852, vinte anos depois de sua invenção. A primeira linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, e ligava o Paço Imperial de São Cristóvão ao Quartel General do Exército. A linha tinha tinha 4,3 quilômetros. Em 1865, durante a Guerra do Paraguai, a rede chegou a Porto Alegre. A instalação de um cabo submarino entre Brasil e Portugal, em 1874, permitiu a comunicação internacional. No começo do século 20, o marechal Cândido Rondon instalou mais de 6 mil quilômetros de linhas telegráficas pelo interior do País.

"O Brasil foi pioneiro no envio de telegramas pela internet, em 1998", afirmou Silva, dos Correios. Em 2005, a estatal teve receita operacional de R$ 59,7 milhões com os telegramas, de um total de R$ 8,674 bilhões. A previsão deste ano para os telegramas está entre R$ 75 milhões e R$ 80 milhões. Um dos livros que contam a história do telégrafo é A Internet Vitoriana, de Tom Standage.