Título: Donos de carro flex se sentem 'traídos'
Autor: Leonardo Goy
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

O representante comercial Washington de Oliveira Ribeiro, de Sorocaba, comprou um carro popular bicombustível no ano passado e esperava recuperar o valor pago a mais pelo veículo com o uso do combustível mais barato, o álcool. Agora, se sente traído. "Com o preço do álcool hoje, acabou a vantagem em relação à gasolina, fator que mais me motivou na hora da compra. Acho que fui enganado."

Ribeiro acha que os compradores de carro flex foram enganados pela propaganda em que eram alardeadas as vantagens econômicas do bicombustível. Ele pensa em levar o caso para os órgãos de defesa do consumidor. "O que está acontecendo é uma traição ao consumidor."

A presidente regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Ivanilde Vieira, disse que, além da instabilidade no abastecimento e do preço alto, o consumidor pode receber álcool de má qualidade. Segundo Ivanilde, distribuidoras não idôneas estariam aproveitando o boicote das bandeiras tradicionais à compra nas usinas para colocar o álcool batizado (misturado com água) no mercado.

Na região de Sorocaba, novos aumentos são esperados, justamente quando a nova safra começa a chegar às usinas. A primeira moagem foi feita na quarta-feira na Destilaria Cocamar, em São Tomé, no Paraná, na presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Outras usinas começam a operar nas próximas semanas, mas o pico da safra só ocorre a partir de maio. O crescimento na frota de carros flex, apontado como uma das causas da crise do álcool, depende também da boa disponibilidade do combustível, segundo especialistas. Em dezembro, 73% dos carros vendidos em todo o País eram flex, mas esses veículos ainda representam apenas 2% da frota nacional.

Ontem, em Bebedouro, o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Antonio Duarte Nogueira Júnior, afirmou que prefere gasolina a álcool em seu carro flex. "Eu estou colocando gasolina no meu carro e quem tem carro flex também deveria colocar."