Título: TV digital pode trazer fábrica japonesa ao País
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2006, Economia & Negócios, p. B6

Representantes do governo japonês confirmaram, ontem, negociações do governo brasileiro com fabricantes japoneses de televisores para instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil. As negociações envolvem a escolha do padrão de TV digital a ser adotado no País - processo no qual o Japão é um dos concorrentes. As empresas japonesas, no entanto, disseram que a produção no Brasil desse tipo de equipamento, usado nos televisores mais modernos, depende da demanda, tanto no mercado brasileiro, quanto no mercado internacional.

A decisão do governo sobre o padrão de TV digital deve ser tomada até sexta-feira da próxima semana para que seja cumprido prazo de 10 de março estabelecido em decreto presidencial. O governo brasileiro estuda outras duas opções além do padrão japonês - os modelos americano e europeu. Ontem, uma comitiva de cerca de 20 japoneses se reuniu, no Palácio do Planalto, com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Comunicações, Hélio Costa, da Fazenda, Antonio Palocci, e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, para debater o assunto.

Desde janeiro, o governo vem se encontrando com representantes dos três padrões para discutir questões tecnológicas e contrapartidas comerciais, mas a instalação da fábrica só foi tratada com empresas japonesas. Isso reforça a possibilidade de o governo escolher o modelo de TV digital do Japão, que tem o apoio das emissoras de TV e do ministro Hélio Costa. Da reunião no Palácio do Planalto participaram também executivos da Panasonic, Toshiba, Sony e NEC.

O chefe do Departamento de Tecnologia e Radiodifusão do Ministério dos Negócios Interiores e Comunicações do Japão, Akira Okubo, disse que o investimento imediato para construção da fábrica não foi colocado pelo governo brasileiro como condição para escolha do padrão de TV digital japonês. Entretanto a comitiva japonesa entende que este é um ponto importante nas negociações. "O governo brasileiro quis verificar a vontade das empresas japonesas de investirem no País, comparando-a com a de outras nacionalidades."

Okubo relatou que os ministros manifestaram grande interesse do Brasil em produzir, no País, TVs de plasma e de cristal líquido (LCD), mas ponderou que os investimentos nesta área devem ser feitos pelo setor privado. O representante do governo japonês disse ainda que, no encontro, os empresários falaram da possibilidade de, "no futuro", algumas empresas japonesas investirem na instalação de uma fábrica de semicondutores.

Ele não adiantou, no entanto, em quanto tempo isso poderia acontecer, mas disse que as empresas japonesas vão aproveitar a oportunidade quando houver demanda no mercado brasileiro ou no mercado internacional. Segundo Okubo, é natural que, para manter a competitividade, seja necessário produzir os componentes no mesmo país em que são produzidos os televisores.

A indústria brasileira importa hoje mais de 85% dos componentes para produção de TVs de tela de cristal líquido. Na semana passada, fontes ligadas ao Palácio do Planalto previram que seria necessário US$ 1 bilhão para instalação da fábrica de semicondutores.