Título: Rigotto reclama de boicote e diz que vai à PF
Autor: Luciano Coelho
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2006, Nacional, p. A5

O governador licenciado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, disse que estão tentando boicotar sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PMDB. Ele vai pedir abertura de inquérito à Polícia Federal para apurar por que o material de divulgação da campanha não chega aos Estados que visita.

Ele começou a campanha das prévias pelo Piauí, na primeira ação como governador licenciado. Na sede regional do PMDB, disse que em quaisquer circunstâncias o partido terá candidato a presidente. Segundo Rigotto, com ele ou Anthony Garotinho, que também disputa a indicação, a legenda estará unida em torno de uma candidatura.

Rigotto afirmou que não há possibilidade de o PMDB abdicar de candidatura própria para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não temos a menor possibilidade de indicar vice na chapa encabeçada por Lula. O discurso é um só: candidatura própria.Todos trabalham na mesma direção."

Para provar a postura, houve ataques ao governo. O senador Pedro Simon, que acompanhou Rigotto em Teresina, disse que nunca conheceu governo tão corrupto. "Agora estão falando em acordão. O PMDB tem milhares de nomes que podem disputar a Presidência. Se não tivermos candidato, para onde vamos? Tenho respeito por Lula. Eles erraram, mas agora estão tentando esconder os erros. Fizeram promessas mirabolantes e não cumpriram nenhuma", criticou Simon.

O evento no Piauí foi coordenado pelo senador Mão Santa, pré-candidato ao governo estadual. Ele também defende candidatura própria a presidente e governador, apesar da resistência de boa parte do partido.