Título: Alunos de mestrado e doutorado devem trocar de orientador
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2006, Vida&, p. A13

Além da falta de professores para algumas disciplinas, que deverão ser preenchidas com novas contratações, as demissões na PUC-SP também afetaram a pós-graduação. Em áreas como Comunicação e Semiótica, Psicologia, Educação e Direito, vários alunos de mestrado e doutorado perderam seus orientadores. De acordo com a vice-reitora acadêmica, Bader Burihan Sawaia, a universidade está estudando as soluções que podem ser tomadas para não prejudicar os alunos, principalmente os que estão próximos da defesa de dissertação e tese.

Uma das medidas deverá ser redistribuir os orientandos entre os professores que continuaram nos departamentos e que seguem linhas de pesquisa próximas. Em alguns, isso já começou a ser feito desde o mês passado.

"Soube no fim de dezembro que meu orientador sairia. Entrei em pânico, mas ele mesmo recomendou ao departamento que uma outra professora nos orientasse e ela aceitou", conta a pianista Liliana Bollos, orientanda de doutorado em crítica de música popular. Seu orientador, o crítico de música e editor Arthur Nestrovski, que era do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, optou por aderir ao programa de demissão voluntária da universidade.

"Eu fui para a PUC por causa do Arthur, porque queria estudar música popular e ele tinha um trabalho que eu gostava. Mas mesmo com a saída dele, tive sorte porque a professora que vai me orientar agora também estuda crítica, então foi ideal. Mas é uma pena a universidade perder vários bons professores", diz Liliana.

Outra possibilidade, que alguns professores cogitam aceitar extra-oficialmente, mas ainda não foi definida pela universidade, é que os orientadores, mesmo demitidos, continuem com seus alunos até que eles terminem a pós-graduação.