Título: Fotógrafos de casamento: a última fronteira
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2006, Economia & Negócios, p. B10

A mesma revolução que ocorre na fotografia amadora está mudando o mercado para a fotografia profissional, que atende desde fotógrafos de casamentos a especialistas em publicidade e exposições. ¿Tivemos de mudar para não ficar para trás.

Digitalizamos todos os nossos serviços e abrimos também para a fotografia amadora¿, diz Jonas Chun, diretor do laboratório profissional Instancolor.

O Instancolor acaba de inaugurar um site na internet em que os fotógrafos descarregam as imagens dos eventos para posteriormente vendê-las. ¿É comum numa festa um convidado querer comprar uma foto. No entanto, é muito difícil o fotógrafo fazer essa venda¿, explica Chun. ¿Com o nosso serviço, ele agora leva um cartão com o endereço do site e o código dos arquivos das imagens e distribui para os convidados comprarem as fotos depois, pela internet.¿

Internet é coisa obrigatória para quem quiser sobreviver no mundo da fotografia. ¿Nossas vendas ainda são pequenas, de cerca de 8%, mas esse é o futuro, não tem jeito¿, afirma Amilton Xavier, dono da Consigo, revenda de câmeras e equipamentos na Rua Conselheiro Crispiniano, antigo reduto da fotografia em São Paulo. Na loja de Xavier, 70% das vendas já estão ligadas a produtos digitais.