Título: Evangélica assiste ao culto até em lan house
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2006, Vida&, p. A24

As últimas férias na praia da engenheira química Silmara Santillo, de 45 anos, foram boas como poucas. Devota, sempre sofreu nas temporadas no Guarujá, onde não existe templo da sua igreja, a Cristo Vive. Dessa vez, no entanto, não teve de se afastar de seus cultos evangélicos, que passaram a ser transmitidos virtualmente, ao vivo, duas vezes por semana.

Nesses dias, ela freqüentou uma lan house durante o mês de janeiro, só para acompanhar os cultos. "Infelizmente, não dava para exteriorizar meus sentimentos, cantar e bater palmas com gente no Orkut ou no MSN em volta. Alguns olhavam a tela do meu computador e estranhavam. Acompanhava tudo com fone de ouvido. Cumpri meu dever."

MISSA E TERÇO

A dona de casa Leda Maria Colete Ramos, de 56 anos, vai à missa três vezes por semana. Mesmo assim, é também uma das 80 mil pessoas que assistem à celebração transmitida do santuário da Rede Vida pela tevê.

A complementação em casa é fundamental para ela. "Consigo reunir a família toda, meu marido, meus filhos e meus netos para assistir à tevê, o que não acontece quando vou à missa na igreja", diz. "É um momento muito especial, que traz uma enorme paz para casa." Nos dias em que vai dar uma força no comércio da família, Leda ainda aproveita para ligar a televisão na hora da oração do terço, também pela Rede Vida.