Título: Televisão e internet a serviço da fé
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2006, Vida&, p. A24

Várias religiões recorrem a sites e programas para atrair fiéis

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." É com essa frase do Evangelho de São Marcos que o bispo evangélico Rai Brant justifica a função da internet na sua igreja, a Cristo Vive. Independentemente da crença e da citação bíblica, a internet tem arrebanhado cada vez mais fiéis. São os chamados fiéis virtuais, aqueles que usam o computador e a televisão para se aproximar, reaproximar ou manter a fé em dia, sem ter de sair de casa.

Para as igrejas, as possibilidades abertas pelo mundo cibernético são uma bênção divina. Desde que os cultos evangélicos da igreja Cristo Vive começaram a ser transmitidos ao vivo pelo site há um ano, por exemplo, o número de crentes nos cultos cresceu 15%. "Cerca de 700 pessoas assistem às pregações do pastor da igreja. Pelo computador, conquistamos mais cem por culto", diz Rai.

Esse santo caminho virtual tem sido aproveitado também pelos católicos. A Santa Missa, o programa mais antigo da TV Globo, que vai ao ar todo domingo, às 5h55, é líder em audiência no horário, atingindo a média de 5 pontos de Ibope, com share (total de TVs ligadas no horário) de 55%. A missa transmitida ao vivo do santuário da Rede Vida diariamente, às 19h20, tem uma das maiores audiências do canal. "A média é de 80 mil telespectadores", diz João Monteiro de Barros Neto, diretor da rede. Um deles é a empresária Leda Maria Colete Ramos, de 56 anos. "O programa traz paz para minha casa", diz.

Mais um exemplo: o site Pletz, que oferece consultas virtuais a rabinos de várias linhas - do liberal ao mais ortodoxo - e listas de discussões sobre espiritualidade, cultura e política no universo judaico, hoje conta com 12 mil pessoas cadastradas. "Comecei em 1997, com algumas notícias, agenda da comunidade e poucas dezenas de usuários. A procura foi grande e tive de me profissionalizar, tenho agora uma equipe de rabinos e assistentes para tirar dúvidas sobre qualquer assunto", conta Gustavo Erlichman, o criador do site.

CONVENIÊNCIA

Não existe um perfil definido desse fiel virtual. O contato espiritual recebido pela TV ou pela internet pode cair como uma luva para aqueles que por algum motivo não conseguem sair de casa ou moram em lugares onde não há centros da sua religião. Mas ele também é ideal para quem tem vergonha ou não tem tempo para se aproximar ao vivo da sua igreja. "Não é fácil falar com um padre. A maioria tem horários restritos e em muitas igrejas tem até fila de espera", conta Tony Piccolo, criador do site católico Amai-vos, que tem 10 mil acessos diários, sendo 80% entre 20 e 50 anos.

Piccolo se orgulha em dizer que seu site é praticamente um templo católico, já que oferece o roteiro padrão das igrejas. Entre eles, a liturgia diária e consultas online a padres. Mas nem a confissão nem a missa virtuais são válidas para a Igreja Católica.

"Para os sacramentos (batismo, casamento, eucaristia e confissão, por exemplo) terem validade, o padre deve estar presente durante a celebração", explica o padre Juarez Pedro de Castro, secretário-geral do Vicariato da Comunicação da arquidiocese de São Paulo. "Mas a devoção virtual não pode ser descartada. Ela é um ato de fé e é capaz de fazer com que uma pessoa esteja em comunhão com a Igreja."

O assistente de rabinato da Congregação Israelita Paulista, Uri Lam, tem opinião parecida sobre os serviços online em sites de religião. "Nada substitui o contato ao vivo com o rabino. Mas as consultas virtuais e as listas de discussões são canais de atração eficientes para aquele judeu que está afastado da comunidade", acredita. A maioria das perguntas enviadas online ao rabino é de gente que, de fato, não está familiarizada com a religião. "São dúvidas básicas, sobre a história da nossa religião ou o que é ou não permitido no judaísmo", conta Lam.

CONSULTA ESPIRITUAL

As consultas espirituais são quase onipresentes nos sites religiosos. Mas o fiel virtual é abastecido também por outros serviços. Orações e velas online (o fiel registra a intenção, publicamente ou não, e determina o tempo em que a chama vai ficar acesa) estão em quase todos sites.

As crianças não ficaram de fora. O site Mundo Espírita exibe orações e trechos da obra de Allan Kardec ilustrados, em linguagem didática, especial para atrair crianças e adolescentes. No site judaico Chabad, crianças são seduzidas com dicas de brincadeiras temáticas, como o passo-a-passo para fazer Matsá (biscoito sem fermento, consumido na páscoa judaica - Pessach). No evangélico Jesus Voltará, há caça-palavras virtual para encontrar o nome dos discípulos de Jesus e games bíblicos.