Título: Indústria do Rio tem alta de 6,4% nas vendas
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2006, Economia & Negócios, p. B5

As vendas reais da indústria fluminense cresceram 6,4% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, divulgou ontem a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Na comparação com janeiro de 2005, as vendas cresceram 10,4%. Houve recuo no pessoal ocupado em janeiro ante dezembro (-0,14%), mas aumento na comparação com janeiro do ano passado (4,15%).

A massa salarial da indústria fluminense caiu em janeiro ante dezembro (-1,46%), mas cresceu ante janeiro de 2005 (4,89%). Houve aumento no índice de capacidade instalada (dessazonalizado) de dezembro (77,34%) para janeiro (77,08%).

A economista Luciana de Sá, da Firjan, diz que a queda de juros, recuperação da renda real, manutenção dos níveis de emprego e maior execução do orçamento vão contribuir para um bom desempenho das vendas industriais nos próximos meses.

Em São Paulo, a Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) está otimista e prevê crescimento das vendas este ano, em torno de 17% na média das três linhas de produtos (imagem e som, linha branca e eletroportáteis). Com ajuda da Copa do Mundo, televisores e aparelhos de DVD devem puxar as vendas do segmento este ano.