Título: Para europeus, notícia parece 'plantada'
Autor: Renato Cruz e Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2006, Economia & Negócios, p. B10

Representantes da Coalizão DVB Brasil, que defendem o padrão europeu, disseram ontem que a notícia publicada pela Folha de S. Paulo de que o governo já teria se decidido pelo padrão japonês parecia "plantada". Para o presidente da Philips e diretor da coalizão, Marcos Magalhães, "é muito estranho que tenha se dito isso na véspera de o padrão europeu ser demonstrado."

A Coalizão DVB fez em São Paulo uma demonstração das possibilidades do sistema e afirmou que sua proposta está feita e não será alterada. O grupo inclui as empresas Philips, Nokia, Siemens, STMicroelectronics, Rohde&Schwarz e Thales.

Ao contrário dos europeus, a Rede Globo, defensora do padrão japonês ISDB, não acredita que a notícia foi "plantada", segundo o site da ComputerWorld. O diretor geral de engenharia da Globo, Carlos de Brito Nogueira, não espera adiamento da decisão. "Não ouvi ninguém dizer que houve mudança de posição do governo sobre o cronograma", afirmou o executivo à repórter Ceila Santos. No entanto, ele preferiu não opinar se o padrão europeu ainda está no páreo.