Título: 'Como já decidi, se estou aqui?'
Autor: Renato Cruz e Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2006, Economia & Negócios, p. B10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem comentar de forma clara se já teria ou não optado pelo modelo de TV Digital que será adotado pelo Brasil. "Como é que eu já decidi se eu estou aqui?",indagou o presidente aos jornalistas que o abordaram, durante a visita à mostra Tropicália, no Centro Cultural Barbican, em Londres. O presidente encerrou ontem uma visita oficial de dois dias ao Reino Unido.

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que integrou a comitiva do presidente, afirmou que a decisão ainda não foi tomada. "Estamos em fase final de avaliação e o presidente Lula tem uma previsão de decidir até a sexta-feira (amanhã)", disse Palocci, em entrevista coletiva.

"Ele pode decidir ou adiar, é uma decisão muito pessoal dele. Nosso papel, dos ministros, é levar ao presidente todas as considerações técnicas sobre o tema, além dos detalhes das negociações com países e empresas", afirmou o ministro da Fazenda. Palocci ressaltou que "o assunto é muito complexo, envolve muita negociação e o objetivo do governo é obter o máximo de vantagens para o Brasil".

Em Brasília, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que defende a escolha do padrão japonês, mostrou-se cauteloso ao tratar do tema e afirmou que prefere aguardar a decisão de Lula. "O presidente estará munido de todos os dados a respeito dos três sistemas de TV digital. Do nosso ponto de vista, a adoção do novo padrão deveria ter como prioridade ser um novo passo de avanço tecnológico para a produção do setor eletroeletrônico nacional."

Ainda em Londres, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, reforçou a negativa, dizendo que, até onde sabia, o assunto não estava decidido.