Título: Animado, Alckmin evita falar sobre prefeito
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2006, Nacional, p. A10

Dizendo-se "animadíssimo" com sua possível candidatura ao Palácio do Planalto, o governador Geraldo Alckmin evitou ontem pôr mais lenha na fogueira em torno da indefinição do PSDB para a escolha do adversário do presidente Lula.

Alckmin esquivou-se também de comentar a possibilidade de o prefeito José Serra - outro nome tucano cotado para concorrer à Presidência - renunciar ao cargo para disputar o governo de São Paulo. "Essa conversa (de que Serra pode ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes) eu vi pela imprensa. Ninguém teve comigo, ninguém, nenhuma conversa", comentou. "Quem deve se manifestar é o próprio prefeito."

O governador reafirmou que no dia 31 entregará o comando do Estado para o vice-governador, Claudio Lembo (PFL), e avaliou que não há mais motivos para que o PSDB postergue a escolha de seu candidato a presidente. "Não sei se é domingo (a definição). Pode ser sábado, segunda. Não tem uma data. Mas não vejo razão para demorar mais. As coisas estão maduras para que tenha rapidamente uma decisão", insistiu, após apresentar a nova chefe da Casa Civil do governo paulista, a coronel da Polícia Militar Fátima Ramos Dutra - a primeira mulher a ocupar o posto.

COLETIVA

Apesar de evitar comentar a possibilidade de Serra disputar sua sucessão, Alckmin afirmou que não vai se opor caso o prefeito seja escolhido candidato a governador. "Decisão de cargo majoritário não é individual, é coletiva. Não sou eu quem escolhe. É o partido, são as instâncias partidárias." No caso de sua sucessão, disse ele, a definição cabe ao diretório estadual do PSDB. "Resolvida a questão nacional, a intenção do Beraldo (Sidney, presidente do PSDB de São Paulo) é acelerar rapidamente e ter em abril já o candidato a governador", afirmou.

O governador evitou ainda responder se via com simpatia a dobradinha Alckmin/Serra. "Não quero cometer a indelicadeza com o próprio Serra de especular, de avaliar hipóteses. Seria precipitado", disse, cauteloso.