Título: Sem-terra ampliam ações do ano vermelho
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2006, Nacional, p. A16

Num conjunto de operações para levar adiante o "2006 Vermelho" e para marcar o Dia Internacional da Mulher, o MST e outras organizações de trabalhadores rurais promoveram ontem cinco invasões na área do Pontal, no interior paulista, outras 11 em Pernambuco (completando 30 no Estado, desde o dia 4), uma invasão apenas de mulheres em Sud Menucci (SP) e ações menores, como a interrupção, por 45 minutos, do tráfego pela rodovia Raposo Tavares perto da ponte do Rio Paraná e ameaça de conflitos em áreas de tensão em Goiás e no Pará.

Na área do Pontal do Paranapanema, cinco fazendas foram invadidas em diversas operações desde a madrugada de ontem, que mobilizaram cerca de 800 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST). Foram ocupadas as fazenda Santa Carmem, em Mirante do Paranapanema, Santa Luzia, em Teodoro Sampaio, a Fazenda Fraterna, em Santo Anastácio, a São Camilo e a Nossa Senhora das Graças, em Presidente Wenceslau. O MST realizou também ontem, na região, uma Marcha das Mulheres do MST em Presidente Prudente e um bloqueio da Rodovia Raposo Tavares em Presidente Epitácio. Uma dessas invasões - a da Santa Maria - foi realizada apenas por mulheres (cerca de 400), em Sud Menucci. Enquanto isso, em Rancharia, perto dali, duas integrantes do MST, Tânia Correa Torquato e sua filha Marta Lima, foram presas por desacato a ordens judiciais, cometido durante uma invasão da Fazenda do Aprumado, no ano passado. Advogados das duas devem entrar hoje com habeas corpus em um tribunal de São Paulo.

VIOLÊNCIA

Outras 11 ocupações ocorreram ontem em Pernambuco, dez das quais por parte da Federação de Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e uma pelo MST. Ao todo, foram 30 ocupações em quatro dias. O líder do MST, Jaime Amorim, prevê chegar a 30 ocupações até o próximo domingo. João Santos, da Fetraf, fala em 40 ocupações até o final de abril. A principal operação ocorreu na Fazenda Recanto, no município de Panelas, no agreste. No acidente mais sério, dez pessoas ficaram feridas e 118 foram parar na delegacia, quando a policia despejou, de modo violento, os ocupantes da Fazenda Tucutu, em Cabrobó, no sertão.

Em Goiás, os sem-terra mantiveram as três fazendas invadidas, em Crixás e Faina e a ocupação do prédio do Incra em Goiânia. No Sul do Pará, fazendeiros pediram ajuda à Polícia para enfrentar grupos armados de grileiros que estariam ligados a vários sindicatos de trabalhadores rurais.