Título: Crise tirou 2,5 milhões de votos do PT
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2006, Nacional, p. A8

Número representa votação obtida em 2002 por deputados que não deverão repetir mesmo resultado este ano

Levantamento feito pelo Estado mostra que o PT precisará recuperar cerca de 2,5 milhões de votos para conseguir eleger novamente a maior bancada da Câmara, como fez em 2002. Esse número (2.587.632) representa o total de votos obtidos por deputados petistas que não terão condição de repetir o desempenho daquele ano.

Esse grupo inclui 19 deputados cassados - ou que se defendem em processo no Conselho de Ética -, que deixaram o partido ou trocaram a Câmara por outros postos. Em 2002, o PT elegeu bancada de 91 deputados. O número já caiu para 82, mas a sigla não foi superada por outros partidos.

Somente a cassação do ex-deputado José Dirceu (SP) representa um prejuízo potencial de mais de meio milhão de votos, já que o ex-ministro foi o campeão do PT entre os eleitores de São Paulo, com 556.768 votos, e agora está inelegível.

Podem ainda ficar inelegíveis outros três petistas paulistas (José Mentor, João Paulo Cunha e Professor Luizinho), um da Bahia (Josias Gomes) e um de Minas (João Magno). Outro petista, o paraense Paulo Rocha, renunciou para não correr o risco da cassação. Poderá concorrer de novo, mas, desgastado, dificilmente repetirá os 130.974 votos.

O prejuízo partidário vem também com a debandada de sete petistas rumo ao novato PSOL. Somados os resultados desses parlamentares, o prejuízo eleitoral é de cerca de 769 mil votos. Nesse lote, o PT ficou desfalcado de alguns campeões regionais. No Rio, Chico Alencar foi o mais votado, com 169.131 votos. No Ceará, João Alfredo liderou a bancada, com 112.144 votos. No Distrito Federal, Maninha obteve 98.049 votos.

Para Chico Alencar, não está claro para onde migrarão os votos que o PT poderá perder. Mas o secretário nacional de Organização do PT, Romênio Pereira, mantém o otimismo e acha que o partido se manterá entre as três maiores bancadas. "Não assumir que houve desgaste seria esconder o sol com a peneira. Mas acho possível chegar a um resultado próximo ao de 2002. Ao assumir o governo, o PT cresceu muito em lugares onde não estava antes. Aumentamos o número de prefeitos e vereadores e eles têm força regional grande."

Uma das estratégias do PT é convencer o maior número possível de ministros a disputar a eleição.