Título: Telemar reforça apoio a empresa do filho de Lula
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Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2006, Nacional, p. A9

Oposição acha desproporcional patrocínio de R$ 4,9 milhões de telefônica para a Gamecorp

BRASÍLIA

Os polêmicos negócios de Fábio Luiz da Silva, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltaram a ser alvo dos oposicionistas no Congresso. Agora, os parlamentares investigam o patrocínio da Telemar a uma das empresas de que Fábio é sócio, a Gamecorp, que produz programas de TV sobre jogos eletrônicos.

Segundo reportagem veiculada no site da revista Época, a Telemar fechou um patrocínio para este ano de R$ 4,9 milhões com a Gamecorp. O valor incluiria, além do patrocínio propriamente dito, a veiculação e a produção de dois programas feitos pela empresa. Um deles (G4) vai ao ar na Rede Bandeirantes e o outro (Game TV) é veiculado no canal Mix TV. Para a oposição, o patrocínio seria desproporcional à audiência e ao faturamento dos programas. Ou seja, a Telemar estaria mais interessada nos dividendos políticos que poderia obter com a operação junto ao governo federal.

Os negócios entre a Telemar e a Gamecorp foram revelados no auge da crise do mensalão e prejudicaram a imagem do presidente Lula.

Concessionária de serviços públicos, a Telemar resolveu, naquela época, comprar por R$ 5 milhões parte das ações da Gamecorp, empresa que na ocasião acabara de ser criada.

A transação chamou a atenção pelos valores e pelo fato de o mercado explorado pela Gamecorp não movimentar cifras expressivas. A oposição também estranhou a presença, como intermediária do negócio, da empresa de consultoria de Antônio Marmo Trevisan, amigo do presidente Lula.

Na ocasião, a Telemar justificou a operação alegando ter sido uma mera opção de mercado, sem influências políticas. A Gamecorp também negou qualquer favorecimento.

No caso do patrocínio, a Telemar afirmou à Época que o investimento se justifica pelo público do programa, que interessaria por ser predominantemente jovem. "Tratar isso como denúncia tem cheiro eleitoral", disse à revista o presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi.

Segundo a Época, o programa Disk MTV, do canal musical MTV, concorre com os programas da Gamecorp, mas só recebeu R$ 150 mil em anúncios da Telemar no ano passado. Neste ano, o valor será maior: R$ 1,719 milhão.