Título: BNDES define crédito para importação de máquinas
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2006, Economia & Negócios, p. B6

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou esta semana linha de US$ 100 milhões para o financiamento à importação de máquinas e equipamentos. É a primeira vez que o banco dará crédito próprio para compra de produto no exterior. A nova linha financiará apenas a compra de itens sem similar nacional.

O assunto levou pelo menos seis meses para ser definido, porque o banco precisou formatar a linha, questionada pela Associação Brasileira da Indústrias de Máquinas e Equipamento (Abimaq). "O que nos preocupava era qual seria o critério utilizado para definir que importado poderia ser financiado", explicou o presidente da Abimaq, Newton Mello.

A definição das máquinas financiáveis levará em conta a lista de ex-tarifários, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que estabelece os produtos que têm reduções de tarifa de importação por não serem produzidos no País. "A idéia do banco é cobrir as lacunas que o setor de bens de capital não está atendendo", explica o chefe do Departamento de Indústria Pesada, Haroldo Prates.

O banco vai utilizar recursos captados no exterior. O custo da linha será da variação de uma cesta de moedas, mais 1,5% (remuneração do banco), acrescido de um spread (de 0,8% a 1,8%).

O financiamento será limitado a US$ 3 milhões, por empresa, no prazo de 12 meses. O foco básico da linha são as pequenas e médias empresas, embora não haja restrição para a concessão de crédito a grandes empresas. Dois dos setores que vinham pleiteando a linha eram de têxteis e de calçados.