Título: Em 2002, mesma estratégia levou Ciro à 2ª posição
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2006, Nacional, p. A9

A estratégia de usar os programas partidários para ampliar a exposição de candidatos já foi usada, com sucesso, pelo PPS na eleição presidencial de 2002. A legenda entregou todos os minutos de TV a Ciro Gomes, ajudando-o a ultrapassar Roseana Sarney (PFL) no início da campanha. Além do tempo do PPS, que era pequeno, Ciro pôde fazer bom uso da propaganda partidária porque estava coligado com PTB e PDT. Os dois não podiam mostrá-lo em seus programas, mas defenderam sua candidatura à exaustão. Tal como o PSDB este ano, em 2002 os 102 minutos da coligação PPS-PDT-PTB ficaram concentrados em junho. Ciro saltou da quarta posição nas pesquisas (11% em 7 de junho, pelo Datafolha) para a segunda posição (28%, em 30 de julho). No início da campanha era ele, não o tucano José Serra, quem aparecia como o provável adversário de Lula no segundo turno.