Título: Não tem projeto? Compre pela internet
Autor: José Antônio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2006, Nacional, p. A10

O cidadão acabou de ser eleito, quer apresentar um projeto de lei e não sabe como? Ou não tem tempo - nem disposição - para dar-se o trabalho de pesquisar a respeito e aprender a redigi-lo, com o arsenal de considerandos, incisos e disposições em contrário? Não há problema. O ex-vereador José Gilberto de Souza, de Campo Mourão (PR), faz o serviço no sistema delivery. Como se fosse uma simples pizza, o projeto é entregue rapidamente - no caso, via internet - em qualquer ponto do País.

Também como nas pizzarias, o balcão de projetos do vereador oferece variados sabores. Agricultura, legislação do trabalho, meio ambiente, ação da mulher, apoio à terceira idade e gestantes e muitas outras idéias já têm projetos semiprontos. São pelo menos 20 temas - e podem ser tanto contra como a favor de qualquer posição política, pois é fácil adaptá-los ao pedido do freguês.

Os preços vão de R$ 150, para um pacote de 10 projetos, a R$ 750, se o interessado quiser levar uma centena - coisa para mais de um mandato. Souza diz não saber quantas minutas de projeto oferece e limita-se a responder, genericamente, que são "centenas". As propostas estão expostas em www.projetosdelei.com.br.

Hoje no PSDB, o ex-vereador diz que recebe pedidos de todo o País, mas não revela quantos clientes acumulou desde 2000, ano em que decidiu ampliar seus negócios, iniciados com a comercialização de brindes políticos. A história começou com uma derrota: embora bem votado, ele não conseguiu reeleger-se vereador em 2000 porque não somou o o mínimo de votos para um novo mandato.

Vendendo brindes, Souza descobriu que muitos políticos eleitos nada sabiam do ramo e lhe pediam sugestões sobre projetos para agradar ao eleitorado. Em vez de dar idéias, decidiu vendê-las.

E ele era bom nisso: quando atuava como vereador, houve períodos em que chegou a apresentar um projeto de lei por dia. Muitos deles, bem guardados, tornaram-se as matrizes de sua entrega a domicílio atual. "Há três tipos de vereadores", enumera Souza: "O que fiscaliza, o que legisla e o que dá preferência a ações sociais. Meu público-alvo é o segundo tipo."