Título: Tese mostra império midiático da Universal
Autor: Luiz Maklouf Carvalho
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2006, Vida&, p. A22

Uma rede de TV, a Record, que já dá dor de cabeça à maior rede do país, a Globo; um jornal semanal com distribuição nacional e tiragem média de 2 milhões de exemplares; uma revista mensal com tiragem média de 450 mil exemplares; um jornal diário em Belo Horizonte; uma rede de rádios em freqüência AM e FM; a maior gravadora evangélica do País; uma editora de livros e outros impressos; uma gráfica própria; um portal na internet.

Esse conjunto de empresas de comunicação, um dos maiores do País, é o segredo do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Quem o diz, numa tese de doutorado defendida e aprovada em 2 de fevereiro na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a jornalista e professora Maria da Penha Nunes da Rocha. A Universal tem 28 anos de existência e atua, além do Brasil, em 97 países.

"A extensão dos negócios de Edir Macedo talvez faça dele o mais poderoso empresário de Comunicação Social do Brasil, já que sua holding tem mais emissoras de TV próprias que afiliadas, quando a Rede Globo conta com o maior número de afiliadas", diz a tese. "Fiz a pesquisa com raciocínio objetivo e crítico, sem preconceito e sem moralismo", diz Maria. Ela cansou de tentar ouvir algum dirigente da Universal, mas nenhum deles quis dar entrevista.

Dos 49 anos que tem, a agora doutora investiu 9 no estudo da igreja do bispo Edir Macedo - 4 no mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese Religião na TV: Estudo de Casos de Redes Brasileiras; cinco na UFRJ, com a tese As Estratégias de Comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. Seu orientador foi o professor-doutor Micael Herschmann.

A tese lembra, na introdução, a participação significativa da Iurd na política institucional, e o registro, recente, do Partido Municipalista Renovador (PMR), ao qual está filiado o vice-presidente da República, José Alencar.

"Os modelos adotados pela Iurd são eticamente muito questionáveis, e atitudes dessa igreja têm aumentado a polêmica que a envolve. A Universal teve ou tem atitudes de supersimplificação dos fatos, de proselitismo agressivo e de intolerância sectária", afirma o trabalho.

HOLDING EVANGÉLICA

Usando os conceitos de igreja eletrônica e de "holding evangélico-midiática" nos moldes americanos, Maria discute as questões de poder, do discurso e da ideologia da Iurd. Sua base teórica vai de Aristóteles a Mikhail Bakhtin, passando por Hannah Arendt, Max Weber, Muniz Sodré, Leandro Konder e Antônio Fausto Neto.

Segundo a tese de Maria, a Iurd "se estrutura dentro de modelo empresarial e organizacional de crescimento, levantamento de recursos, aquisição de propriedade, visão capitalista de prosperidade e disputa de mercado".

"A Iurd busca, cada vez mais, conquistar fiéis das classes A e B, principalmente através da corrente dos empresários", prossegue. "Empresários bem-sucedidos do Rio participam das reuniões e discutem sobre negócio e ascensão financeira. Além de serem pessoas sucedidas economicamente, elas tem uma formação profissional e acadêmica acima da média da população brasileira."