Título: OMS acelera plano mundial antigripe
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2006, Vida&, p. A23

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tentará criar uma estratégia para conter uma eventual pandemia de gripe aviária. A partir de amanhã, cerca de 30 técnicos de todo o mundo debaterão na Suíça um plano de reação caso ocorra a proliferação descontrolada da doença. Será redigido um guia para a atuação dos órgãos internacionais e dos governos.

Enquanto isso, a poucos metros da sede da OMS, em Genebra, o governo suíço identificou anteontem mais dois casos suspeitos de gripe em pássaros, além de outros dois no leste do país. As aves serão analisadas.

Na vizinha França, as autoridades ordenaram ontem que sejam confinados todos os gatos da região do leste do país afetada pela gripe. Um decreto foi publicado no Diário Oficial. O objetivo é controlar o contato entre gatos e pássaros e constatar a causa da morte de felinos da zona de Dombes. Nessa região foram registrados todos os casos de gripe aviária do país, em pássaros silvestres e numa granja de perus. Quanto aos cães, o texto diz que podem circular pelas vias públicas, mas com coleira.

Ontem foi confirmado que um garoto indonésio de 3 anos que morreu na terça foi vítima da gripe aviária. Ele vivia na região central do país. Foi a 22ª morte no país.

Na China, houve mais uma morte suspeita. Um homem de 32 anos da Província de Cantão, na fronteira com Hong Kong, morreu na quinta com sintomas da gripe. Testes estão sendo feitos. Segundo a imprensa local, a vítima tinha contato com abatedouros de aves. Oficialmente, oito pessoas morreram na China.

QUARENTENA

O encontro na OMS a partir de amanhã tentará lidar com três áreas: a logística da preparação dos governos, o monitoramento de casos e as medidas de saúde pública, como quarentenas, remédios e isolamento de áreas. Essas estratégias serão montadas por especialistas do setor de epidemiologia e cientistas. Na avaliação da OMS, os países ainda precisam fortalecer seus sistemas de saúde e acelerar a produção de vacinas.

O rascunho de um plano já foi elaborado e servirá de base para a estratégia. Ele exige dos governos manter em quarentena todas as pessoas que estejam em locais onde o surto tenha surgido. Os países também serão responsáveis por distribuir remédios.

A OMS e outras organizações mundiais teriam a responsabilidade de mobilizar e coordenar a ajuda internacional para locais afetados. Isso inclui dinheiro, especialistas, equipamentos de proteção e remédios.

A gripe aviária já matou pelo menos 94 pessoas no leste da Ásia e no Oriente Médio desde 2003. O vírus H5N1 é transmitido entre aves e de aves para humanos. Cientistas, porém, temem que o vírus sofra mutações que o tornem contagioso entre humanos. Se isso ocorrer, pode haver uma epidemia de proporções mundiais.