Título: 'Mais uma boa notícia do Brasil', diz analista
Autor: Rita Tavares
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Economia & Negócios, p. B6

Embora já fosse esperado, o anúncio pelo Tesouro brasileiro da recompra dos títulos bradies foi recebido positivamente pelos investidores estrangeiros e poderá se refletir numa maior valorização dos ativos do País após ser completamente digerido pelos mercados.

Analistas europeus observam que, além de melhorar o perfil da dívida brasileira, reduzindo obrigações de curto prazo, a recompra reforça a expectativa de que a classificação de risco do País será elevada neste ano, seguindo a trajetória rumo ao grau de investimento aspirado pelo governo brasileiro.

A diretora do fundo Insigh Investments, Ingrid Iversen, observou que a recompra dos bradies não deve ter por si só um impacto positivo sobre os preços dos títulos. "Como será pago o preço par, o impacto desse lado é limitado", disse. "O principal fator positivo é que o governo brasileiro dá mais um passo na redução de sua dívida, melhorando seu perfil e isso terá um efeito positivo sobre os ativos do País."

Iversen não acredita que a recompra, cujos recursos sairão das reservas, deverá alterar as expectativas com o comportamento do câmbio. Em sua opinião, "o volume em questão é relativamente pequeno e não deve afetar substancialmente as apostas no real."

O estrategista de um banco espanhol observou que embora fosse prevista, a recompra dos bradies confirma a estratégia do Tesouro de levar o País ao grau de investimento.

"Há tempos o pessoal do Tesouro vem deixando claro em seus contatos com investidores que a redução da dívida é uma prioridade e que os upgrades do País estão a caminho, talvez um pouco atrasados por causa da eleição presidencial", disse ele. "Esse passo anunciado hoje (ontem) confirma novamente essa estratégia, o que agrada muitos os mercados. Mais uma boa notícia do Brasil."