Título: Aposentados recebem apoio em manifestação de sindicatos
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Economia & Negócios, p. B7
Representantes de centrais sindicais promoveram manifestação ontem em favor da correção das aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos segurados que ganham mais de um salário mínimo. As entidades pedem que o índice seja reajustado em 16,67%.
Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, a ação foi bastante positiva. "Conseguimos reunir aproximadamente 6 mil pessoas e todas as centrais. Mobilizações são boas para quem quer resultados", disse. Durante o protesto, que começou às 10 horas, em frente à sede do INSS no Viaduto Santa Ifigênia, uma banda tocou músicas de Carnaval, enquanto mulatas sambavam. Depois, foi realizada uma caminhada até a Praça da Sé.
Com faixas e bandeiras, os manifestantes pediam a recomposição do poder de compra dos aposentados. "Como toda a população, eles têm despesas com habitação, lazer e alimentação. A diferença é que gastam muito mais com planos de saúde e remédios", lembrou o sindicalista. Paulinho afirmou que agora irá esperar o governo se manifestar. "Estamos esperando uma proposta para então fazermos uma avaliação."