Título: PT culpa FHC por lucro dos bancos
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Economia & Negócios, p. B10

A exemplo do que ocorre sempre que o atual governo é criticado, os petistas também responsabilizam os governos anteriores, sobretudo o de Fernando Henrique Cardoso, pelo lucro recorde dos bancos nos três primeiros anos da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o resultado se deve a "vícios que o sistema financeiro construiu ao longo de décadas".

Segundo a consultoria Economática, o lucro dos bancos no período de 2002 a 2004 foi 28,4% maior que o dos oito anos do governo FHC. Berzoini afirma que isso se deve aos anos de combate à inflação, em que os juros precisaram ficar altos por um período significativo. "Portanto, isso é óbvio, gera resultado para quem faz intermediação financeira", disse.

Para o vice-líder do PT, senador Tião Viana (AC), o governo Lula "fez uma opção dolorosa no primeiro momento, a de manter a política econômica ortodoxa nos moldes da utilizada no governo Fernando Henrique no que diz respeito aos juros". "Agora, o País já pode abrir as válvulas do desafogo porque há muita credibilidade no cenário internacional, muitos investimentos, há estabilidade, o risco Brasil é desprezível", alegou.

Berzoini reconheceu que faltou ao governo PT agir contra o cenário deixado pelo governo anterior. "Faltaram as medidas para democratizar o acesso ao crédito, com taxas mais baixas, mas aumentou o volume de crédito, a escala e isso gera maiores ganhos para quem sabe operar no mercado", argumentou.

Para a oposição, o que há mesmo é a insistência de Lula em limitar a discursos a promessa de distribuir renda, "enquanto reforça a política de concentrar riqueza na mão de quem tem o capital", como afirmou o líder da minoria no Senado, José Jorge (PFL-PE). "O pior é enfrentar o discurso demagógico do presidente, falando mal da elite que ele próprio favorece", reagiu. Para ele, o governo do PT faz com que a atividade bancária no País seja a melhor do mundo. "É melhor que achar petróleo", comparou.

Para o líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), o lucro recorde mostra que "Lula mente quando critica a elite. "Lula está virando um mentiroso online, mente o tempo todo", atacou. Virgílio acredita que o tamanho do lucro "não é ideal nem para os bancos" porque não decorre da estabilidade. "Nos Estados Unidos, por exemplo, os bancos ganham menos, mas são mais estáveis, mais fortes", comparou.

"Lula é o pai e a mãe dos banqueiros", afirmou, da tribuna, o senador Mão Santa (PMDB-PI), após ler a reportagem do Estado sobre o lucro dos bancos nos dois governos.

"Fica provada a transferência de renda do assalariado e do setor produtivo para o capital financeiro", disse a senadora Heloisa Helena (PSol-AL). Segundo ela, isso prova que o governo Lula "se transformou na medíocre ferramenta da propaganda triunfalista do neoliberalismo".