Título: PFL cobra definição rápida dos tucanos
Autor: Carlos Marchi e Cristiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Nacional, p. A7

O PFL cobrou anteontem do PSDB menos briga e mais rapidez na definição do nome do candidato tucano à Presidência da República. E recebeu a tranqüilizadora resposta de que o nome do escolhido será anunciado em um prazo máximo de dez dias, ou seja, logo após o carnaval, como se previu antes.

Ontem o senador José Jorge (PE), vice-presidente nacional do PFL, verbalizou a crescente ansiedade que domina o tradicional aliado dos tucanos. "A coisa está caminhando muito mal", avaliou o senador, ao cobrar pressa na definição do candidato do PSDB que deverá encabeçar a chapa na qual o PFL terá um vice. "Como está em fim de mandato, Alckmin está usando as armas de que dispõe e criando muita dificuldade para a candidatura do Serra", disse, explicitando a preferência - majoritária no PFL - por Serra.

Há uma semana, a impaciência que domina amplos setores do PSDB e se alastra pelo PFL levou a bancada tucana no Senado a debater a idéia de resolver o impasse de uma forma radical - convocando o governador de Minas, Aécio Neves, a reassumir a pré-candidatura que ele abandonou, no início do processo, pensando colaborar para o afunilamento da decisão e, assim, facilitar a escolha.

Alguns senadores tucanos defenderam a idéia e depois foram levá-la à direção partidária. Mas a proposta radical acabou relegada para não avivar ainda mais a fogueira do impasse que domina o partido.

Ontem, vários parlamentares do PSDB ironizaram a "consulta" que será conduzida em várias instâncias partidárias. "Não há consulta nenhuma, não há mais o que consultar. O que a direção partidária tem de fazer é decidir o nome e anunciar. Depois as coisas se acomodam", opinou um senador.