Título: No restaurante neutro, todos os peronistas se entendem
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Internacional, p. A16

El General é o nome do primeiro restaurante temático do peronismo. Decorado com valiosa memorabilia peronista, fica no térreo do velho edifício da Avenida Belgrano, n.º 561. Em pleno centro portenho, o lugar transformou-se desde que foi fundado, há seis meses, no único ponto de convívio pacífico das mais diversas vertentes peronistas. Menemistas, duhaldistas, kirchneristas, saudosos peronistas de esquerda (incluindo trotskistas e maoístas-peronistas) e integrantes da extinta extrema direita peronista (que admiravam Mussolini e Franco) são alguns dos habitués.

"Esta é a Suíça peronista", brinca Jorge Biondo, um dos cinco sócios (três dos quais com militância partidária, todas de tendências divergentes) que fundaram El General. Biondo explica que esse é o único lugar neutro onde as diversas facções do peronismo podem se encontrar. "O restaurante mostra o peronismo de 1945 até 1955, porque essa é uma época de todos os peronistas. As divisões vieram depois."

Biondo não vai fazer do local um clichê do peronismo. "Quero que as pessoas que venham aqui apreciem essa época da história argentina. Aqui não vamos mostrar Evita tal como no filme da Madonna..."

Entre os frequentadores do restaurante há ministros do atual governo, deputados, senadores e sindicalistas. Também aparecem pessoas contemporâneas da memorabilia peronista, que se emocionam ao ver um imponente busto do líder ou os cartazes da pujante indústria nacional da época.

Duas pessoas podem almoçar por US$ 20. Os pratos são fartos. O clima é complementado com a marcha Los Muchachos Peronistas, tocada a qualquer momento .