Título: Caso grave de gripe será notificado
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2006, Vida&, p. A30

Brasil antecipa decisão da OMS de tornar obrigatório registro de ocorrências que possam ser do tipo aviário

O Brasil vai se antecipar a um acordo internacional e tornar obrigatória a notificação de casos de influenza de alta periculosidade, como aqueles em que pessoas são contaminadas pelo vírus H5N1, o causador da gripe aviária.

Na prática, isso significa que os médicos serão obrigados a informar às autoridades todos os casos suspeitos de gravidade. Da mesma forma, o País se obriga a comunicar tais casos à Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje, essas informações não são obrigatórias, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional em vigor.

Uma nova versão do documento, que torna compulsórias tais notificações, foi feita em 2005 e previa sua aplicação a partir de 2007. Diante do crescente número de ocorrências de contaminação em humanos de gripe aviária, os países têm pressa em aumentar as garantias.

Na próxima reunião da Assembléia Mundial de Saúde, será votada a antecipação de duas normas. Os países ficariam obrigados a relatar casos à Organização Mundial de Saúde e também teriam de indicar o órgão responsável por fazer tais comunicados.

No caso do Brasil, será a Secretaria de Vigilância em Saúde. "Todos especialistas são unânimes em afirmar que a informação rápida e precisa é a chave para conter uma pandemia de gripe", afirmou o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Ontem, o chefe da seção de epidemiologia do centro de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos, Joseph Bresee, afirmou que foi graças à rápida identificação da gripe em galinhas e ao monitoramento imediato e cuidadoso das pessoas expostas ao vírus que a Turquia conseguiu conter o surto da doença. "É um bom exemplo de como as coisas podem funcionar bem", disse Bresee, após uma viagem para a Turquia.

Para garantir a identificação rápida no Brasil, médicos e enfermeiros serão treinados em todo o País. Material digital será distribuído com dados como sintomas da doença, como proceder em casos suspeitos e como o profissional deve se proteger.

Jarbas Barbosa afirma que simulações de aparecimento de casos humanos de gripe provocada pelo vírus H5N1 deverão ser feitos em todo o País, a exemplo do que foi feito nesta semana em Brasília e São Paulo. Nesses Estados, foram detectados alguns problemas, como pouca agilidade na notificação e embalagem inadequada para enviar amostras de sangue para o laboratório.

A prioridade para novas simulações deverá ser dada a Estados do Nordeste e Amazonas, que recebem muitos turistas, e Paraná, que recebe uma quantidade significativa de pessoas procedentes de países asiáticos. "Até junho, queremos ter todos os aeroportos dessas regiões testados e bem treinados." Uma simulação também deverá ser feita em conjunto com o Ministério da Agricultura, com um caso fictício de gripe em aves.

OUTROS PAÍSES

O governo da Rússia decidiu hoje destinar 1,3 bilhão de rublos (aproximadamente US$ 46 milhões) aos programas de luta contra a gripe aviária no país.

O Gabinete de Ministros examinou em sua reunião tradicional das quintas-feiras uma série de medidas profiláticas para impedir que a gripe aviária se propague pelo território da Rússia, onde ocorreram diversos surtos da doença.

Em janeiro, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu a seu primeiro-ministro, Mikhail Fradkov, o desenvolvimento de um programa para prevenir a aparição de focos de gripe aviária no país.