Título: Num ato falho, ministro antecipa candidatura
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2006, Nacional, p. A8

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, cometeu um ato falho ontem e disse que o presidente Lula é candidato à reeleição, na assinatura dos contratos de fornecimento de biodiesel à Petrobrás. "Por tão expressivas realizações em benefício da sociedade, em defesa dos pequenos, eu disse que o senhor já é o candidato", afirmou no discurso. Lula já disse que só anunciará sua candidatura em junho, e vem sofrendo pressão do PT e de aliados para fazê-lo antes.

Logo depois, Rondeau ainda tentou consertar a afirmação. "O senhor consagrou sua administração com o que estou chamando, parafraseando o selo de Miguel Rossetto (ministro do Desenvolvimento Agrário) para o biodiesel, que é 'combustível social'. O senhor está sendo consagrado pelo povo com o selo do desenvolvimento social." Depois da cerimônia, a assessoria do ministro declarou que ele não fez referência à eleição e sim disse que Lula é candidato ao selo de governo social.

RONDON

À tarde, Lula recebeu outra manifestação a favor de sua candidatura. Ele foi à Base Aérea de Brasília para a despedida dos estudantes que participarão do Projeto Rondon e um grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora entrou na campanha para que ele anuncie logo que vai tentar a reeleição. Eles levantaram um cartaz com a inscrição "Lula Bis 2006".

Ontem, embarcaram 530 jovens para a Amazônia. Como voluntários do Projeto Rondon, eles participarão da capacitação de agentes de saúde, educadores, servidores e líderes locais. Alunos de 67 universidades ficarão até 19 de fevereiro em 40 municípios carentes. Eles vão juntar-se a 170 jovens que já estão na Amazônia.

Lula destacou o papel da União Nacional dos Estudantes (UNE) na efetivação do projeto e afirmou que ele será importante para o desenvolvimento do País. "O Brasil hoje está integrado, mas é preciso avançar no combate das desigualdades sociais. É por isso que vocês estão indo para lá", disse.