Título: Lula imita Getúlio e lança slogan 'o biocombustível é nosso'
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2006, Nacional, p. A8

Na assinatura de contratos da Petrobrás para compra de biodiesel, ele recorre a mote nacionalista da era Vargas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a assinatura dos primeiros contratos da Petrobrás para a compra de biodiesel, ontem, para recordar o famoso slogan do governo Getúlio Vargas nos anos 50, "o petróleo é nosso", e adaptá-lo para "o biocombustível é nosso". Ele apontou o biodiesel como alternativa ao petróleo e fez um discurso cheio de otimismo.

"Não teremos medo, porque o dia em que alguém disser: não tem mais petróleo, nós estaremos dizendo: pois bem, nós temos alternativa. Pode começar a comprar que é nosso. É tão nosso quanto foi o petróleo brasileiro com a famosa campanha 'O Petróleo é Nosso'. Nós hoje poderíamos dizer: o biocombustível é nosso", afirmou.

Na solenidade, no Palácio do Planalto, o Ministério de Minas e Energia assinou contratos com quatro empresas que venceram a concorrência e fornecerão biocombustível à Petrobrás. O produto deve começar a ser vendido nos postos ainda este mês. Com esses contratos, a Petrobrás põe em prática seu plano de chegar, em 2008, ao padrão de 2% de mistura de biocombustível ao diesel vendido nos postos.

EMPOLGAÇÃO

Empolgado com as possibilidades de crescimento desse novo mercado, o presidente disse que apostou "um pouco de sua vida" no programa. Apesar de os números no momento serem modestos, Lula disse que sua euforia chegou a tal ponto que não viaja sem pôr na mala fotos da mamona, planta de que se origina o biocombustível, para mostrar aos chefes de Estado as potencialidades do País.

"Eu ando, na minha mala, com uma fotografia da mamona, porque na América Latina, cada vez que você fala em mamona as pessoas não sabem o que é. Então tem que ficar mostrando a folha, o cacho, ela verde, madura, para as pessoas saberem", contou. O presidente disse que também tem um kit em seu gabinete, no Palácio do Planalto, contendo sementes de oleaginosas, entre elas a mamona, para mostrar aos convidados estrangeiros.

Por causa de seu entusiasmo com o novo recurso, Lula acabou protagonizando uma cena curiosa. Ao receber em seu gabinete o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), ele não perdeu a chance de lhe mostrar uma semente de mamona. Requião quis sentir o sabor da semente e a pôs na boca. Poucos segundos depois a cuspiu, fazendo careta.