Título: Tropa também defende moradores, diz Alencar
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Metrópole, p. C1

O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, defendeu ontem a Operação Asfixia, realizada pelo Exército em favelas cariocas para recuperar armas roubadas. Alencar considerou natural a reação dos moradores à ocupação. "A população não está acostumada com a presença dos militares nas ruas. Mas a ação continuará até o Exército recuperar o que lhe pertence", afirmou o vice, adotando o mesmo tom do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha falado sobre a operação no dia anterior. "Pedimos à população que colabore. O Exército está nas favelas para proteger os moradores também", acrescentou.

O vice disse não ter recebido denúncias de irregularidades e afirmou que não há excessos por parte das tropas. Mas garantiu que tudo será investigado. Alencar esteve no Rio para uma série de compromissos em unidades militares e negou que a operação do Exército represente uma intervenção não declarada na segurança pública do Estado.

ROSINHA

Na noite de anteontem, em um programa de TV, a governadora do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), quebrou o silêncio e se manifestou pela primeira vez sobre a Operação Asfixia. Ela afirmou que, desde o início do mandato, pede ao governo federal para que as Forças Armadas atuem no combate ao tráfico. "Causa-me estranheza que agora se realize uma ação desse porte. Isso só demonstra que as forças federais têm condições de atuar efetivamente no combate ao tráfico", afirmou Rosinha.