Título: Petrobrás na Bolsa argentina
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

Em poucos dias, a Petrobrás será cotada na Bolsa de Comércio da capital argentina. No anúncio oficial, feito ontem à noite, representantes da empresa disseram que as ações começarão a ser cotadas antes do fim do mês. Atualmente, a Petrobrás é cotada nas Bolsas de São Paulo, Madri e Nova York. Segundo o diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa, a decisão de colocar as ações na Bolsa portenha indica "uma expressão a mais de confiança na Argentina".

Barbassa afirmou que a empresa espera repetir o êxito obtido em fevereiro na Bolsa de Nova York, quando suas ações foram as mais comercializados entre as empresas não americanas. "Temos certeza de que a Petrobrás é uma excelente oportunidade de investimentos. Pode ser uma alternativa interessante para os fundos de pensões."

A Petrobrás controla 15% do mercado argentino de combustíveis, com 746 postos de gasolina, o que a coloca em terceiro lugar nesse ranking. Além disso, é a segunda em extração de petróleo, gás, transporte, refinamento e venda.