Título: Condoleezza insistirá em frente contra o populismo
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Internacional, p. A26

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, participa no Chile da cerimônia de posse da presidente Michelle Bachelet. Mas sua estada no país vai muito além das saudações protocolares. Bachelet, a protagonista da festa, deve ouvir de Condoleezza considerações sobre a necessidade de se formar uma frente internacional contra o populismo na região - cuja liderança os EUA atribuem ao presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Chávez também estará em Santiago, assim como o presidente boliviano, o ex-líder cocaleiro Evo Morales, que tomou posse em janeiro e também é apontado por Washington como um simpatizante da esquerda populista. Embora deva esforçar-se para manter distância do presidente venezuelano, Condoleezza confirmou que se reunirá com Morales.

O presidente peruano, Alejandro Toledo - outra personalidade que participará da cerimônia no Chile -, reuniu-se ontem com o presidente americano, George W. Bush, em Washington, com quem discutiu o tema do combate ao populismo em seu próprio país. O líder nacionalista radical Ollanta Humala é um dos favoritos para as eleições presidenciais peruanas de 9 de abril.

Condoleezza leva a Santiago uma mensagem que tem sido repetida há cerca de dois meses pelos membros da administração Bush e se tornou um dos slogans da política americana para a região: "O fato de alguém ter sido eleitos democraticamente não o isenta do dever de governar democraticamente."