Título: Préval pede ao Brasil que mantenha tropas no Haiti
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Internacional, p. A26

O presidente eleito do Haiti, René Préval, defendeu ontem a manutenção das tropas da força de paz das Nações Unidas, comandadas pelo Brasil, em seu país mesmo após sua posse. Préval afirma que o tempo de permanência e as responsabilidades da força poderão ser reavaliadas, mas o auxílio ainda é necessário.

"Não vamos tomar uma atitude pretensamente nacionalista e dizer que não precisaremos mais das tropas. E seria uma irresponsabilidade da comunidade internacional sair. Toda retirada prematura será danosa", disse Préval, que visita o Brasil ontem e segue hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a posse da presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet.

Préval disse que a situação no Haiti está melhorando desde as eleições e garantiu que a violência está diminuindo, mas a polícia e a Justiça haitianas ainda são muito fracas. "Teremos de fazer uma análise da situação para o restabelecimento da polícia e da Justiça para então decidir sobre a saída da força", afirmou. Mas ele já decidiu que não retomará a criação de um Exército. "Exército é para conflitos entre nações. Os gastos serão mais úteis com educação e saúde do que com defesa."