Título: Pilulas de História
Autor: Angélica Santa Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2006, Vida&, p. A22

Livros de registros

Divididos em tomos que cobrem o período de 1892 a 1960, os livros mostram o registro profissional de médicos, enfermeiros e parteiras de São Paulo. Por meio deles, é possível traçar a origem das primeiras mulheres autorizadas a fazer partos na cidade - em boa parte imigrantes de origem italiana. Nos mais antigos, o texto informa que o documento "dá o direito de exercer qualquer ramo de arte de curar dos Estados Unidos do Brasil, com os privilégios constantes dos estatutos das faculdades de Medicina da República". Nos livros, estão os registros de Emílio Ribas, Vital Brasil, Adolfo Lutz e da primeira médica de São Paulo, a belga Maria Rennotte, registrada em 1895.

Soldados da saúde

Foto de 1902 mostra integrantes das milícias da Saúde Pública, escalados para colocar em prática as campanhas sanitárias do período. Em alguns casos, levavam doentes à força para hospitais de isolamento e invadiam casas para garantir a vacinação e a desinfetação de objetos. Em São Paulo, não houve reações - como as da Revolta da Vacina, no Rio - porque boa parte das pessoas afetadas era de imigrantes que já vinham da Europa acostumados a esse tipo de ação. Vem dessa época o costume de usar jargões militares para questões sanitárias - como o "combate" às doenças ou as "campanhas contra os transmissores".

Os curandeiros

Fiscais sanitários enviavam às autoridades relatórios denunciando pessoas que atuavam sem registro profissional. Nesses textos, os curandeiros eram os alvos de plantão. Um trecho, acompanhado de foto, informa: "João da Cruz é um velho preto africano, com 120 annos de edade (...). Trata-se de um curandeiro e feiticeiro e que, conforme consta, já conseguiu uma fortuna de cerca de duzentos contos de réis".

Acampamentos

A hanseníase - hoje curada em tratamentos ambulatoriais - foi estigmatizada por décadas. Antes da criação de hospitais de isolamento, multidões de doentes viviam de esmolas em acampamentos à beira de estradas.