Título: Cachoeira se diz prejudicado e quer indenização do Rio e Rio Grande do Sul
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2006, Nacional, p. A10

O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, entrou com uma ação de indenização por danos materiais e lucro cessante contra o Estado do Rio Grande do Sul e deve agora processar o Estado do Rio de Janeiro.

A alegação: o escândalo envolvendo a cobrança de propina e suas relações com Waldomiro Diniz, ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, trouxe prejuízo para seus negócios de jogos eletrônicos.

"Os contratos foram rescindidos unilateralmente depois da Medida Provisória que proibiu os bingos. Mas eram contratos totalmente legais, ganhos por meio de licitação e feitos entre os Estados e ele", explica o advogado Jeovah Borges Júnior. As ações pedem indenização de R$ 30 milhões.

O empresário ainda estuda entrar com ações nos Estados do Paraná e de Goiás.

ACUSADOR

Cachoeira, autor da fita em que Waldomiro negocia com ele o pagamento de propina, diz que de denunciante virou denunciado e desafia quem quer que seja a achar uma prova contra ele nas investigações do caso. "É uma injustiça que estão cometendo. Eu não poderia estar na mesma condição do denunciado. Eu fui o denunciante", afirma Cachoeira.

"É fácil acusar, o difícil é provar alguma irregularidade contra o Carlos", desafia o empresário, referindo-se a si mesmo.

Chachoeira sustenta que abandonou os negócios na área de loterias eletrônicas depois do escândalo. "Apesar de tudo, não me arrependo do que fiz. Faria tudo de novo", diz. Para ele, no entanto, seu caso pode desistimular outras pessoas que queiram fazer denúncias contra pessoas ligadas aos altos escalões do governo federal.

Cachoeira também diz não entender por que seu nome foi incluído no relatório parcial da CPI dos Bingos, que apurou irregularidades na renovação do contrato da Gtech com a Caixa Econômica Federal. "Não tive qualquer participação nesse caso", afirmou.

Os membros da CPI, porém, entendem que Cachoeira só denunciou Waldomiro porque o acordo entre eles havia sido rompido. "Há vários indícios da relação de Waldomiro com o Cachoeira", disse o relator da CPI, Garibaldi Alves. Segundo ele, o empresário usava de contatos para se beneficiar em contratos com o governo.