Título: Em campanha, Lula se compara a Ronaldo e diz que adora o povo
Autor: Leonêncio Nossa e Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Nacional, p. A4

Horas depois de retornar de sua viagem à Inglaterra, em clima de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou discurso em Olinda para mais um auto-elogio. Diante de estudantes que participavam da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lula se comparou ao jogador Ronaldo, do Real Madri, e disse que ambos são exemplos de superação para a juventude.

"Muitos falavam para eu desistir", disse, numa referência às três derrotas que sofreu na disputa da Presidência antes da vitória de 2002. "As pessoas diziam que o Ronaldinho, quando machucou a perna jogando pela Inter de Milão, tinha acabado para o futebol", afirmou em seguida. "Diziam: 'Pára Ronaldo, pára.' Ronaldo se sacrificou, voltou e foi o artilheiro da Copa de 2002." E voltou a citar seu próprio exemplo. "Minha vida é de disputa, a gente perde e a gente ganha", ressaltou. "O importante é que o fato de não ter conseguido algo em um momento não significa que a gente não vai realizar o sonho amanhã."

No entanto, diferentemente dos discursos de início de governo, quando valorizava o fato de não ter obtido diploma, o presidente ressaltou a importância do estudo. "Um jovem com diploma na mão não vai ouvir 10% dos 'nãos' que a gente recebe quando não tem profissão."

CORPO-A-CORPO

Antes, no Recife, Lula disse que achou "maravilhoso" andar na carruagem da rainha Elizabeth II, durante a viagem à Inglaterra, mas tentou mostrar que gosta mesmo é de fazer corpo-a-corpo e discursos em campanha no Nordeste - região em que tem hoje a maior popularidade, segundo as pesquisas. Ontem foi sua 13ª visita oficial a Pernambuco, a terceira neste ano.

"Foi extraordinário estar com a rainha, que tratou Marisa e eu com fineza, e o tratamento que recebi dos empresários ingleses e do primeiro-ministro Tony Blair", afirmou. "Nunca fomos tão bem tratados, mas nada paga encontrar meu povo brasileiro, esse povo extraordinário que compreende o que temos feito no Brasil."

O encontro de Lula com o povo ocorreu no Casarão do Cordeiro, bairro onde o governo instalou os antigos moradores da favela Brasília Teimosa. Mais de 500 pessoas tiveram acesso ao local onde o presidente discursou.

PRIORIDADE

Em Olinda, o presidente afirmou que sua prioridade é o Nordeste. Vive na região a maioria dos beneficiados pelo programa Bolsa Família - 4,2 milhões das 8 milhões de famílias atendidas. "Tenho como lema o desenvolvimento do País e, dentro do País, o desenvolvimento do Nordeste", afirmou. "Precisamos desenvolver o País como um todo, mas o Nordeste merece uma atenção especial."