Título: Grupo do MST que invadiu fazenda em S. Paulo queima 2 toneladas de cana
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2006, Nacional, p. A12

Cerca de 400 militantes do MST, na maioria mulheres, que ocuparam quarta-feira a Fazenda Santa Maria, em Sud Mennucci, região de Andradina, interior de São Paulo, bloquearam ontem a rodovia vicinal que margeia a propriedade e atearam fogo em duas toneladas de cana retiradas de caminhões e despejadas na estrada. Os sem-terra também são acusados de incendiar 5 hectares de plantação de cana, abater cabeças de gado a tiros e destruir cercas e pasto da área.

Os sem-terra invadiram a fazenda em protesto contra a demora da Justiça Federal em julgar em definitivo o processo de desapropriação de 23 áreas ajuizadas em R$ 153 milhões na região, incluindo a Fazenda Santa Maria. Segundo líderes do movimento, os sem-terra radicalizaram porque o proprietário da fazenda colocou fogo nos canaviais para culpá-los. Os sem-terra negaram ter abatido bovinos e destruído a pastagem. Ontem, a Justiça concedeu reintegração de posse ao dono da Santa Maria.

Em mais um dia da guerra de nervos que antecede a desocupação da Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul (RS), os sem-terra cortaram a energia do alojamento que a Brigada Militar mantém junto à propriedade, ontem.

Os 500 manifestantes que ocupavam a sede do Incra em Goiânia desocuparam o prédio de forma pacífica. Segundo o MST, o Incra prometeu assentar 2.550 famílias em Goiás este ano.

O MST em Minas prepara uma série de ações. As principais manifestações estão reservadas para abril, durante a 47ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Belo Horizonte.