Título: Petrobrás divide investimentos
Autor: Alaor Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2006, Economia & Negócios, p. B7

A Petrobrás esclareceu ontem que não vai arcar sozinha com os US$ 5 bilhões em investimentos negociados com o governo boliviano e com a estatal local YPFB.

Segundo nota distribuída pela empresa, caso os projetos sejam aprovados, os recursos serão divididos com "diversas empresas privadas" de setores como petroquímica, metalurgia e siderúrgica. "A direção da Petrobrás somente definirá o montante de investimentos a serem feitos pela companhia na Bolívia depois de concluídas as avaliações dos potenciais projetos", diz o texto.

A estatal está negociando parcerias com o governo boliviano com o objetivo de "reforçar sua posição" junto ao principal fornecedor de gás para o Brasil, responsável por 50% do abastecimento nacional. Na prática, trata-se de uma estratégia de aproximação para evitar sanções à atuação da empresa no país vizinho, cujo governo atual foi eleito com a bandeira de retomar o controle sobre as reservas do combustível. Segundo a Petrobrás, grupos de trabalho têm até o fim do mês para avaliar novos projetos.

A empresa negou também que o aumento de impostos sobre a produção de gás na Bolívia seja responsável pelos reajustes recentes no preço do gás vendido no Brasil.