Título: Analistas esperam inflação menor no segundo trimestre
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2006, Economia & Negócios, p. B4

Depois de surpreender negativamente em janeiro, a inflação deve perder ritmo no segundo trimestre, segundo estimativas de analistas que participam do Ranking AE-Projeções, da "Agência Estado", que premia instituições com maior acerto nas projeções trimestrais de indicadores econômicos.

Segundo os analistas, a inflação medida pelo IPCA deve recuar para 1% no acumulado do próximo trimestre, ante um índice ao redor de 1,4% neste trimestre (0,59% em janeiro e previsões de 0,46% e 0,32% nos meses seguintes). Para a taxa de juros, a Selic, o mercado conta com redução de 1,75 ponto porcentual nas próximas três reuniões do Copom. Com isso, o primeiro semestre terminaria com a taxa em 15,50% ao ano.

Ainda segundo os analistas, o dólar fecharia o segundo trimestre em R$ 2,215. Mesmo com o dólar baixo, o mercado acredita que, no acumulado do segundo trimestre, a balança comercial deverá apresentar superávit de US$ 10,593 bilhões.

A média das estimativas para o crescimento do PIB no segundo trimestre foi de 1,10%. A relação dívida/PIB ficaria em 51% e o IGP-M acumulado no trimestre é estimado em 1%, igual ao IPCA. O AE-Projeções contou, em sua primeira edição, com estimativas de 58 instituições. Todos os segmentos do mercado estão representados na amostragem, que conta com informações de bancos de varejo, de investimentos, assets, corretoras, consultorias e departamento econômico de empresas.