Título: Professor passou 10 anos em prisões israelenses
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Internacional, p. A14

Professor de matemática, Ahmed Saadat, de 52 anos, é um veterano da primeira intifada, (levante contra a ocupação), de 1987 a 1994. Ele já havia sido detido oito vezes pelos israelenses, passando dez anos atrás das grades. Foi eleito deputado nas eleições parlamentares palestinas de janeiro.

É considerado um líder carismático e com bons contatos. Assumiu a secretaria-geral da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) em outubro de 2001, dois meses após seu antecessor, Abu Ali Mustafá,ser assassinado num ataque israelense. A FPLP tem raízes marxistas e promoveu vários seqüestros nos anos 60 e 70. Apesar de se opor às negociações com Israel, integra a Organização de Libertação da Palestina (OLP), signatária de acordos de paz com os israelenses.

Saadat pertence aos chamados insiders da FPLP, grupo que permaneceu na Cisjordânia e Faixa de Gaza em lugar de se exilar. É considerado um líder mais radical e menos ligado aos princípios fundadores da organização. Ao assumir o comando, jurou vingança pela morte do antecessor. Pouco depois, era assassinado o ministro do Turismo israelense, Rehavam Zeevi.