Título: Radicais atacam alvos do Ocidente e fazem 10 reféns
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Internacional, p. A14

A invasão israelense da prisão de Jericó desencadeou uma onda de ataques sem precedentes nos últimos anos contra estrangeiros na Faixa de Gaza e Cisjordânia.

Dez estrangeiros foram seqüestrados e até o início da noite de ontem dois franceses ainda permaneciam em poder de grupos radicais - uma jornalista da revista Elle e um fotógrafo da agência Sipa, levados de um hotel. Os reféns eram jornalistas, professores e funcionários de agências humanitárias.

Para evitar mais seqüestros, policiais palestinos levaram dezenas de estrangeiros para locais seguros. Vários se refugiaram num escritório da Autoridade Palestina e à noite deixaram Gaza em comboio.

Cerca de 300 manifestantes, incluindo dezenas armados, atacaram vários órgãos europeus e internacionais em Gaza e na Cisjordânia. Em Gaza, militantes incendiaram a sede do Conselho Britânico.

Um outro grupo ocupou uma representação da União Européia e hasteou a bandeira da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) no telhado. Também foi invadido o escritório de uma instituição privada de ensino de inglês.

A maior manifestação de rua foi convocada pelo grupo islâmico Hamas e reuniu quase 20 mil pessoas. A marcha por ruas de Gaza começou como ato de apoio a Ahmed Saadat, que se recusava a entregar-se aos israelenses na prisão de Jericó.

Pouco depois, o anúncio de sua prisão pelos israelenses, aumentou a indignação dos participantes e alguns dispararam para o ar.

Temendo a violência, várias agências humanitárias, incluindo órgãos das Nações Unidas e a Cruz Vermelha Internacional, retiraram ontem seus funcionários estrangeiros dos territórios palestinos.