Título: Amigos trocaram mansão por apartamento
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Nacional, p. A8

Quando deixaram a casa do Lago Sul, em fevereiro de 2004, os integrantes da chamada república de Ribeirão Preto se mudaram para um apartamento em outra área nobre da cidade, o Setor Sudoeste. De acordo com corretores consultados na época, a principal exigência na escolha do novo imóvel, comandada por Vladimir Poleto, era a de assegurar a privacidade dos freqüentadores do local. Após visitar alguns imóveis, Poleto optou por um apartamento na quadra 101, com 380 metros, no edifício Residencial Portinari, na quadra 101. São apenas quatro apartamentos por andar. O deles era o 504, de canto, com quatro suítes.

Os corretores contam que chamou a atenção a preocupação de Poleto, e de outras pessoas que visitaram o imóvel, em checar se era possível descer do carro, de uma das quatro vagas disponíveis, sem ser flagrado pelas câmeras de segurança instaladas na garagem.

O dono do apartamento, empresário Oswaldo Montes, confirmou à reportagem que Vladimir Poleto assinou o contrato em janeiro de 2004.

Segundo ele, o acerto do aluguel, em torno de R$ 6 mil, foi intermediado por uma imobiliária. Por isso, afirmou que não sabia se o pagamento era feito em dinheiro vivo, a exemplo do que ocorria na casa que ocupavam antes. "Ele assinou o contato em janeiro de 2004 pelo prazo de um ano, mas saiu antes, no dia 30 de setembro", contou.

O caseiro da casa do Lago Sul, Francenildo Santos Costa, o Nildo, disse que ajudou na mudança, levando para lá as roupas de Poleto e do advogado Rogério Buratti. "É um prédio marronzão, o elevador que dava acesso para o apartamento era privativo e varanda dos dois lados", afirmou. Segundo Nildo, Poleto se aborreceu quando um vizinho entrou no apartamento enquanto era feita a mudança. "Ele ficou com raiva, ligou não sei para quem e ficou pagando sapo."

Avaliado em R$1,2 milhão, o apartamento ocupado pelos integrantes da chamada República de Ribeirão Preto tem uma seleta vizinhança, constituída de diplomatas e de profissionais bem-sucedidos. Cada uma das quatro portarias tem elevador próprio, o que permite aos moradores ir da garagem até a entrada sem serem vistos pelo vizinho do lado. A cobertura é coletiva, com piscina, sauna, salas de jogos e de ginástica.