Título: Relator da CPI quer ouvir caseiro e adianta que vai indiciar Palocci
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Nacional, p. A8

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou ontem que no relatório final vai incluir o nome do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, entre os suspeitos de irregularidades, porque várias testemunhas falaram de sua participação, até mesmo no envolvimento com bingos. "Ele vai aparecer no relatório final", avisou Garibaldi.

Para o relator, a situação do ministro se complicou depois da entrevista do caseiro Francenildo Santos Costa publicada ontem pelo Estado. "Além da fala do caseiro, há outros depoimentos que dizem que o ministro Palocci freqüentava a mansão do Lago Sul."

Segundo Nildo, como é conhecido Francenildo, na casa eram realizadas reuniões para organizar a distribuição de dinheiro em Brasília, além de festas animadas por garotas de programa, muitas vezes agenciadas por Jeany Mary Corner. Encarregado de vigiar e manter limpo o lugar, Nildo disse ter visto malas e maços do dinheiro supostamente administrado por Vladimir Poleto, ex-assessor de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto e responsável pela locação da casa do Lago Sul.

O senador, no entanto, acha que não é preciso tomar novo depoimento do ministro. "Vamos esperar para ver se surgem fatos novos." O relator disse que ainda não há provas materiais contra Palocci. "Estamos apurando se o ministro realmente mentiu, mas não temos provas materiais e precisamos apurar mais para chegar à verdade", disse Garibaldi.

Palocci mostrou-se preocupado. Ele conversou ontem por telefone com a líder do PT, Ideli Salvatti (SC), e com o senador Tião Viana (PT-AC), seu grande defensor na CPI dos Bingos. "O ministro disse que está indignado, porém tranqüilo", afirmou Tião Viana.

O petista acha que está havendo armação por parte dos partidos oposicionistas, porque o caseiro disse que Palocci chegava à mansão dirigindo um Peugeot prata. "Isso é impossível, porque o ministro não dirige carro há 15 anos e nunca dirigiu em Brasília", disse Tião Viana. "Por causa da disputa eleitoral, estão querendo atingir não só o ministro Palocci, mas também o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, os dois muito próximos ao presidente da República." Segundo ele, "pelo menos 13 mil contratos da prefeitura de Ribeirão Preto foram investigados e nada se apurou contra o ministro".

Tião Viana levanta a suspeita de que testemunhas cujas declarações podem fazer muito estrago, como o caseiro, estejam sendo usadas pelos partidos de oposição para alimentar denúncias. "Tem uma volúpia denuncista de setores da oposição."

"PINÓQUIO"

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), pediu o afastamento do ministro da Fazenda.

"O ministro Palocci vai ser considerado o grande pinóquio do governo Lula. E olha que esse governo é pródigo em pinóquios. Nunca vi um governo desmentir tanto aquilo que as evidências apontam como verdade."