Título: A portas fechadas, CPI ouve Duda sobre contas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Nacional, p. A10

Sete meses após o primeiro depoimento, o publicitário Duda Mendonça será ouvido hoje, em sessão secreta, pela CPI dos Correios. O Estado publicou em sua edição de ontem que documentos enviados pelo governo dos Estados Unidos a autoridades brasileiras revelam a existência de mais seis contas secretas ligadas ao publicitário no exterior. Na tentativa de evitar a divulgação de revelações que possam vir a comprometer o governo, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), propôs ontem que a sessão fosse restrita aos quatro parlamentares que têm acesso aos documentos. A cúpula da CPI dos Correios rechaçou a proposta da petista.

"Acho que só os quatro podem participar da audiência e fazer perguntas. Caso contrário, estaremos correndo o risco de enterrar definitivamente a cooperação das autoridades norte-americanas com o governo brasileiro", argumentou a líder petista. "Nós nos recusamos a fazer um depoimento restrito a quatro parlamentares. Ou confiamos no plenário da CPI dos Correios ou é melhor não realizar a sessão", afirmou o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que pôs em dúvida a validade do novo depoimento à CPI, uma vez que Duda obteve no Supremo Tribunal Federal o direito de ficar calado.

Assim como Serraglio, o relator adjunto da CPI, deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), também reagiu à proposta de fazer uma sessão restrita para ouvir Duda Mendonça. "As informações dadas pelo governo dos Estados Unidos que tiverem relação com as investigações da CPI poderão fazer parte do relatório final e, portanto, ser divulgadas", explicou o tucano, que participou das negociações para a liberação dos documentos pelo governo norte-americano.

Paes, Serraglio, o deputado Maurício Rands (PT-PE) e o senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios, fazem parte do grupo com acesso à papelada enviada pelo governo dos EUA com a quebra do sigilo bancário de Duda Mendonça no exterior. "Há a preocupação de que, se queremos continuar rastreando essas contas no exterior, temos de continuar tendo a cooperação do governo norte-americano", disse Rands.

Em agosto de 2005, Duda Mendonça foi espontaneamente à CPI dos Correios e revelou ter recebido R$ 10,5 milhões, em uma conta no exterior, do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza como parte do pagamento da campanha nacional do PT de 2002.