Título: Empresário está mais otimista
Autor: Rita Tavares
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Economia & Negócios, p. B5

Os empresários estão mais otimistas quanto às perspectivas dos negócios do que em novembro. De 0 a 10, eles deram nota 5,3 ao "clima empresarial" atual, comparado ao de 4 meses atrás, com nota 4,7. Em agosto de 2005, a avaliação era ainda pior, com nota 4,2. Ao darem nota 5,3 para o clima atual, os empresários voltaram ao patamar de março de 2005. A pesquisa foi feita ontem com cerca de 200 empresários que participaram do 3.º Seminário Lide (Grupo de Líderes Empresariais) - entre eles, os presidentes da Philip Morris, Telefônica, Rio Bravo e ABN Amro Real.

A pesquisa também pediu uma avaliação da situação dos negócios em comparação com o ano passado. A avaliação foi melhor que a feita em novembro. Naquele mês, 44% consideravam a situação melhor. Ontem, 50% fizeram essa avaliação, contra 41% que consideram a situação igual e 9%, pior. Quanto à previsão de demissões, 40% afirmaram que pretendem contratar funcionários, 49% devem manter o quadro e 11% devem demitir. Isso corresponde à avaliação de março passado.

A avaliação da eficiência do governo federal também melhorou, segundo a pesquisa. Em novembro passado, a nota era 1,9. Ontem, chegou a 2,5.